Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

formou-se esta tarde uma area de baixa pressao a S do pais como alias fora previsto.
este sistema acabará por se degenerar rapidamente nas prox 12 a 24h embora possa dar origem a aguaceiros nesta noite e a alguma nebulusidade amanha.
agora devido a entrada de ar mais quente a temperatura subiu para 17.3Cº e em sines chove de maneira fraca devido ao que podemos considerar uma frente quente ( com a caracteristica chuva fraca e nuvens de desenvolvimento horizontal).

Sim provocou uma ''Gota Fria'' que alias estava de todo prevista e que nos vai fazer companhia durante alguns dias segundo os modelos sem consequencias precipitacionais ou algo do genero, pois devera ir á Madeira e voltar... sera apenas uma gota fria de fraca/moderada actividade que podera apenas deposiatar alguma precipitaçao no norte de africa e alguma na madeira... Ate agora nada de especial... não, tambem de descartar algum show electrico mas sem grandes probabiliades de sermos atingidos por ela...

Apenas a chuva fraca que se mantem na sua formação pelo menos aqui...;)

Expliquem-me o que é que se está a passar porque eu não estou a conseguir entender muito bem, sff :huh:

Está a formar-se uma depressão em terra, é isso?

a frente introduziu ar frio em altitude e isso favoreceu a ciclogenese

Foram processos autónomos até certo ponto, enquanto avançava a massa de ar e respectiva frente, nos níveis mais altos da atmosfera o Jet ondulava a sul do Algarve de forma a criar uma nova depressão.

jetdq4.jpg

]ToRnAdO[;92149 disse:
Sinceramente estou '' em branco '' pois deverá ser a primeira vez que vejo uma depressao deste genero ... :shocking:

Uma depressão a vir de nordeste com movimento retrogrado. Bastante vulgares no Inverno, geralmente ficam é sempre por França ou norte de Espanha e deixam-nos sempre frustrados a fazer inutilmente contas às cotas de neve.

quanto á depressao q vem no ultimo run do ecm no final do periodo de previsao acho q é possivel embora com menos intensidade porque senao vao haver hostilidades......
agora estamos na estaçao de transição e é nesta altura q a frente polar é mais activa em principio tudo vai acalmar daqui a cerca um mes.

Uma depressão a vir de nordeste com movimento retrogrado. Bastante vulgares no Inverno, geralmente ficam é sempre por França ou norte de Espanha e deixam-nos sempre frustrados a fazer inutilmente contas às cotas de neve.

tens toda a razao vince até no final da primavera passada tivemos situaçoes similares embora menos intensas.

Let's dream...because when we wake, things will be very diferent :lol:

ECM and GFS made us dream...

Deus quer, o Homem sonha...a neve nasce? Cedo, muito cedo, mas bonito, muito bonito! ;)

eu diria que e mesmo um sonho...
quanto a mim o unico problema deste sonho é o frio de resto q venha.

Mas estaremos a falar numa depressao com uma dimensao fora de normal e com uma temp no centro e deslocação algo fora do normal e se de facto vir acontecer poderemos assistir a algo fora de comum...

Nao achas Vince? Propriamente depressoes desse tipo geralmente não chegam a Portugal e muito poucas vezes a Espanha... não tem no seu historial esse tipo de deslocamento e pressao/temp interior ao centro...

tens toda a razao vince até no final da primavera passada tivemos situaçoes similares embora menos intensas.

Stormy ... referencia isso que dizes e mostra o vulgar deste tipo de depressoes...

Pois eu não acha ser assim tão normal como o que caracteriza o clima/estado do tempo em Portugal continental... nem como o resto da Peninsula... a não ser nos Pirineus..:thumbsup:

]ToRnAdO[;92185 disse:
Propriamente depressoes desse tipo geralmente não chegam a Portugal e muito poucas vezes a Espanha..

E quem te disse que esta chega a Portugal ?

E quem te disse que esta chega a Portugal ?

Os modelos estao em indecisão das 6z para 12z ... temos de aguardar... os das 18z ja sabemos que é o exagero... mas apenas estamos a estudar e a debater as possibilidades... tal como a grande depressao que os ultimos modelos nos informam...

Os ultimos modelos darião algo isolado sobre a peninsula... e estes dão algo mais potente em duas localizaçoes- Atlantico e Europa central..

E Portugal sera sempre afectado... estou apenas a discutir algo ainda longicuo e em aberto... mas sao os padroes...

;)

]ToRnAdO[;92186 disse:
Stormy ... referencia isso que dizes e mostra o vulgar deste tipo de depressoes...

Pois eu não acha ser assim tão normal como o que caracteriza o clima/estado do tempo em Portugal continental... nem como o resto da Peninsula... a não ser nos Pirineus..:thumbsup:
nao se deve dizer se e normal ou nao. sejemos mais objectivos,por exemplo, se insto acontece em 5% dos anos vai acontecer 5 vezes neste seculo.
quanto á intensidade acho q podera levar a hostilidades mas ainda falta muito tempo ate la as coisas vao sendo retocadas e depois logo se ve......
o bonito desta ciencia e a impervisibilidade .

Eu acho que esta vai chegar... A ultima saída do Europeu é muito interessante. Se vai trazer muito frio, mantenho as minhas dúvidas. :)

Mas mais surpreendente que a descida do frio é a subida do anticiclone. Quase que vai de férias para a gronelândia... :huh:

nao se deve dizer se e normal ou nao. sejemos mais objectivos,por exemplo, se insto acontece em 5% dos anos vai acontecer 5 vezes neste seculo.
quanto á intensidade acho q podera levar a hostilidades mas ainda falta muito tempo ate la as coisas vao sendo retocadas e depois logo se ve......

Então nao é uma normal 'meteorologica' neste canto á beira plantado...

Vai ser muito interessante se vier acontecer...

Normal são : Frentes Frias, As gotas Frias, O levante... não depressoes da Europa Central... e com estas caracteristicas.. (penso eu):)

Lá está...para já é um sonho :) mas um sonho muito bonito ;)