Sismos Portugal 2024

Bem, parece que a madrugada foi agitada!

Felizmente nada senti, já senti alguns e não é experiência que queria repetir. Este foi bem forte, mas felizmente longe o suficiente para não causar estragos. :unsure:

Aqui, não senti nada. Vamos lá ver se não mexeu com Gorringe, essa não mexe desde 2009

O de 2009 foi o mais assustador nem me mexi. :D
Esse e o de hoje foram os únicos eventos que senti.

O de hoje pareceu-me ser mais forte, também foi mais perto, em termos da percepção da vibração e ruído.

Inicialmente pensei que tivesse sido algures para esses lados, Gorringe ou mais perto do cabo de São Vicente.

Última edição:
Aqui, não senti nada.
O de hoje não senti nada mas o de Marrocos, o ano passado ainda mexeu...
Estou no Sotavento Algarvio e confirmo, o sismo de Sines pouco ou nada foi sentido pela zona. Eu também não senti nada. :)

Houve um também em Alcabideche, á cerca de uns 8 anos, que eu ouvi bem o som, parecia uma explusão.
Foi o sismo no canhão da Nazaré, de magnitude 4.1: https://sicnoticias.pt/pais/2016-08-19-Sismo-de-4.1-no-Canhao-da-Nazare :unsure:

Não, o que eu me refiro foi este. https://www.noticiasaominuto.com/pa...de-3-2-fez-tremer-sintra-e-cascais-esta-noite.

Eu sei que era de noite porque a minha filha era muito pequenininha, tinha uns 3 meses, eu eu tinha acaba de deita-la quando de repende ouço o estrondo e fui para a rua tentar perceber o que era, porque não estou muito longe da auto-estrada e pensei que tinha sido um acidente muito grande.a minha vizinha pensou o mesmo. Passado alguns minutos é que vi em rodapé da televisão que tinha sido um sismo.

Nunca tinha ouvido nada assi me não voltei a ouvir.

IPMA
IMG_20240826_121045.webp

Enviado do meu M1908C3JGG através do Tapatalk

Curioso, como um sismo mais perto de Lisboa, aparece logo o Marcelo a dar uns bitaites e causa tanto alarido. Neste país a preocupação só aparece depois de ocorrer os sismos, mas não vejo essa preocupação na fiscalização da construção civil na construção de prédios e moradias e na preparação para um sismo violento e muito menos com um tsunami a ocorrer em pleno Agosto seria o caos e cada um por si e tivemos já as situações dos incêndios em 2017 aonde morreram pessoas porque o sistema falhou, quanto mais num sismo violento com tsunami em que os hospitais colapsam. Espero bem, nunca assistir a isso, mas sei que a região aonde moro temos uma bomba relógio por baixo dos pés só não sabemos quando ela explode.

A comunicação social até diz que foi o sismo mais forte desde 1969, mentira em termos de magnitude este foi o 3° mais forte a seguir a Dezembro de 2009 e Fevereiro de 2007.

Curioso, como um sismo mais perto de Lisboa, aparece logo o Marcelo a dar uns bitaites e causa tanto alarido. Neste país a preocupação só aparece depois de ocorrer os sismos, mas não vejo essa preocupação na fiscalização da construção civil na construção de prédios e moradias e na preparação para um sismo violento e muito menos com um tsunami a ocorrer em pleno Agosto seria o caos e cada um por si e tivemos já as situações dos incêndios em 2017 aonde morreram pessoas porque o sistema falhou, quanto mais num sismo violento com tsunami em que os hospitais colapsam. Espero bem, nunca assistir a isso, mas sei que a região aonde moro temos uma bomba relógio por baixo dos pés só não sabemos quando ela explode.

A comunicação social até diz que foi o sismo mais forte desde 1969, mentira em termos de magnitude este foi o 3° mais forte a seguir a Dezembro de 2009 e Fevereiro de 2007.
A nossa sorte têm sido estas pequenas " ameaças", porque no dia em que ocorrer algo a sério ( e isso será inevitável), é que vão ser elas .

E este diz que foi um teste às nossas capacidades de resposta mas que teste se, felizmente, não ocorreram vítimas e danos?

Quando for um mais forte e destruidor, quero ver a capacidade de resposta, comportamento das construções etc, num País em que nem as grávidas conseguem ter um SNS que responda efetivamente às situações :unsure:

Paulo Rangel afirma que sismo foi “um teste real às nossas capacidades de resposta"​

Os portugueses acordaram esta madrugada com um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter. O epicentro do abalo foi registado às 5:11, a 58 quilómetros a oeste de Sines e a uma profundidade de 10,7 quilómetros.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro em exercício de funções, Paulo Rangel, disse esta segunda-feira que o sismo sentido em Portugal foi como “um teste real às nossas capacidades de resposta no caso de uma catástrofe grave”.

Este teste serve para confirmar “se temos meios de resposta” e permite “verificar como os meios estão (ou não) em prontidão”.

Última edição:

Sentiu o sismo? Ajude o IPMA respondendo ao questionário macrossísmico​

O objetivo é relatar a sua experiência, onde estava, a que horas, o que sentiu. Informações que vão ajudar o Instituto Português do Mar a e da Atmosfera a “cartografar a extensão dos efeitos” do sismo sentido esta madrugada de segunda-feira. Mas, atenção, não vale partilhar a “experiência de outras pessoas".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) pede a ajuda de todos os que, esta madrugada, sentiram o abalo de magnitude 5.3 na escala de Richter. Se sentiu o abalo, o IPMA convida-o a responder ao questionário macrossísmico.

“(…) a resposta a este questionário é importante para nós. (…) Responda, de forma tão completa quanto possível, apenas relativamente à sua própria experiência e não à experiência de outras pessoas”.