Sistema Sintra-Montejunto -Estrela



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Bom...acho que estou em duvida...inverno biologico é ou abaixo de 10º ou 5º...vou pedir ao Dan que clarifique:)

Existem classificações climáticas que fazem a distinção entre climas temperados e climas subtropicais pela existência de meses com temperatura média inferior a 6ºC.

Temos também o conceito de "growing season".
In much of Europe, the growing season is defined as the average number of days a year with a 24-hour average temperature of at least 5 °C

Considerando como Inverno o período em que não há crescimento das plantas, isso iria corresponder aos meses com temperatura média inferior a 5ºC / 6ºC.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
No Noroeste há uma maior percentagem de pessoas com cabelos claros do que no Sul, mas antroplogicamente e fenotipicamente, parece-me bem evidente a predominância do tronco mediterrânico em Portugal.
Aliás nem conheço, uma região em Portugal, onde predominem pessoas de traços nórdicos sobre traços latinos ( já pedi indicações/referências, mas ainda não recebi nenhuma...). Houve também quem dissesse que foram os níveis elevados de insolação de Portugal continental que moldaram e esculpiram a raça portuguesa. A meu ver este tema requer muito mais estudo e referências, embora por onde quer que vá, não vejo assim muitos loiros nativos de Portugal.
A questão da predominância da mediterranicidade em Portugal, prende-se, parece-me, em grande parte com sua posição geográfica ( bem no Sudoeste europeu), estando sujeita aos influxos climáticos e culturais, daí resultantes.
Não me parece também, tão relevante a questão de ter um Oceano à porta, mas antes quais as correntes que aí predominam, pois estas produzem efeitos significativos no clima. Portugal tem correntes quentes e frias. No continente predominam as frias, que tornam o clima muito mais soalheiro e aberto à presença de anticiclones, do que a zona dos Açores, por exemplo, onde conhece regimes muito mais húmidos e nublados, derivado às suas correntes quentes.
O Mediterrâneo, comporta-se antes como uma pequena poça interior em comparação com um grande lago que é o oceano. Aquece e arrefece mais rapidamente, não tem muitas correntes ( tanto de superfície como de profundidade), possue grande estratificação e estabilização de colunas de água nas suas profundidades, tem marés pequenas e com níveis de salinidade mais altos logo consequentemente tem uma biodiversidade bastante pobre em comparação com uma área equivalente do Atlântico, por exemplo.
Isto contudo, não faz com que qualquer zona que não tenha este exacto comportamento de águas ao longo da sua costa, não tenha também um clima mediterrâneo ( com as suas semelhanças ou diferenças inerentes)...
O Chile central tem clima mediterrânico e conhece águas mais frias que as nossas, o mesmo para a África do Sul ( zona do Cabo), Califórnia, Sul da Austrália, etc...
O que interessa antes, é como já foi muito bem mencionado pelo Dan, o comportamento termopluviométrico entre outros aspectos climáticos, fitológicos, etc..; que devem obedecer a um certo padrão científicamente aceite e pré-estabelecido.


Como já disse aqui Belem alias a ciencia é que o diz... é que o provou... os portugueses estão geneticamente muito mais proximos dos irlandeses que propriamente dos Gregos ou siclianos italianos ou maltenses acho que ainda não percebeu isso e tem vindo a ignorar esse argumento...
o codigo genetico Nordico não tem nada a haver com o codigo genetico dos irlandeses por exemplo... acho que fazem ai umas confusões. eu não estou a mentir Belem isto é verdade é a ciencia comprove...com os seus olhos...

http://pt.wikipedia.org/wiki/M343

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Distribution_Haplogroup_R1b_Y-DNA.svg
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Existem classificações climáticas que fazem a distinção entre climas temperados e climas subtropicais pela existência de meses com temperatura média inferior a 6ºC.

Temos também o conceito de "growing season".


Considerando como Inverno o período em que não há crescimento das plantas, isso iria corresponder aos meses com temperatura média inferior a 5ºC / 6ºC.

Mas isso significa que por exemplo eu tenho um clima subtropical:confused:. Esse sistema foi feito por quem?
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Acha mesmo que no nosso país a cor do cabelo ou dos olhos está mais relacionada com questões climáticas do que com aspectos históricos?

Claro que não mas não fui eu que coloquei um mapa da cor dos olhos para provar a predominância do clima mediterrânico em Portugal e sua influência na população.

Eu pus um da cor do cabelo com tom irónico para desmontar essa teoria.

A diferença da eventual cor dos olhos e/ou cabelo deve-se á maior e mais durável permanência de povos Germânicos ao longo do tempo.

Isso tudo estava igualmente ligado á separação climática do país e á hipotética influência que ela tem nas diferentes culturas nacionais ao longo do tempo.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
No Noroeste há uma maior percentagem de pessoas com cabelos claros do que no Sul, mas antroplogicamente e fenotipicamente, parece-me bem evidente a predominância do tronco mediterrânico em Portugal.

Continuou a perguntar qual é esse tronco mediterrânico pois o cabelo e olhos escuros não são exclusivos de uma "raça" mediterrânica.

Usar esse argumento não vale muito.

Acho também que, a continuar essa tendência na conversa, poderíamos voltar a colocá-la num enquandramento mais apto a este fórum.

_______

A inegável influência climática do Atlantico na parte Noroeste da península fez com que culturalmente e, mesmo históricamente, houvesse uma diferenciação do tipo de ocupação no território.

Lembremos-nos que esta parte da conversa surge de alguns membros não considerarem a influência do Atlantico no NO como sendo relevante.

As rpovas históricas, humanas, arqueológicas, culturais e naturais sugerem porem o contrário.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Mas no Norte da PI não há traços nórdicos. Poderá sim haver traços mais próximo daquilo que se chama fenótipo «alpino», conceito aliás em desuso, o qual seria uma mistura de mediterrânico com nórdico.

E depois no Sul entra outro factor que já mencionei, entre 30 a 40% da população tem ascendência berbere ou sefardita.

A Daniela Ruah, por exemplo, vem de uma família sefardita (ver apelido Ruah) ;)

Daniela-Ruah.jpg


Tive o privilégio de conhecer a avó desta senhora quando visitava há poucos anos o Catelo do Marvão em Road Trip á volta do país como viagem de fim de curso.

No entanto, o facto de ser Judeu não tem forçosamente a ver com uma origem definida. Religião não é Raça. Há católicos Africanos e Sul Americanos...

Portanto, não há relação entre a influência climática mediterrânica e a existencia de Judeus no sul do país.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Como já disse aqui Belem alias a ciencia é que o diz... é que o provou... os portugueses estão geneticamente muito mais proximos dos irlandeses que propriamente dos Gregos ou siclianos italianos ou maltenses acho que ainda não percebeu isso e tem vindo a ignorar esse argumento...
o codigo genetico Nordico não tem nada a haver com o codigo genetico dos irlandeses por exemplo... acho que fazem ai umas confusões. eu não estou a mentir Belem isto é verdade é a ciencia comprove...com os seus olhos...

http://pt.wikipedia.org/wiki/M343

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Distribution_Haplogroup_R1b_Y-DNA.svg


Terei de admitir aqui que, de facto os Irlandeses devem a sua origem cultural e, em grande parte, racial, há Norte da Península Ibérica.

É hoje conhecido e aceite que as populações Celticas que levaram esta cultura vinha na Península.

Daí haver uma forte semelhança na cultura Irlandesa e, por ex, na cultura Castreja do NO. Por vezes, as semelhanças de ornamentações são impressionantes. Mesmo a nível de linguagem usava-se o P-CELTIC nestas regiões contra o Q-Celtic dos Bretões e resto das ilhas.

_____________

Em que é que isso se relaciona com o clima?

Diz-nos por ex. que certas zonas Europeias eram influenciadas pelo antlantico pela sua posição geográfica.

O Noroeste Iberico o era. Menos familiarizado com o Antlantico e mais com o mediterrânico estão as regiões a sul.

Climaticamente, e consequentemente historicamente, sempre se observou uma relação próxima entre estas duas regiões.

Poderemos no entanto afirmar que o Sistema Montejunto Estrela é o obstáculo Natural que define effectivamente esta separação cultural e climática?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tive o privilégio de conhecer a avó desta senhora quando visitava há poucos anos o Catelo do Marvão em Road Trip á volta do país como viagem de fim de curso.

No entanto, o facto de ser Judeu não tem forçosamente a ver com uma origem definida. Religião não é Raça. Há católicos Africanos e Sul Americanos...

Portanto, não há relação entre a influência climática mediterrânica e a existencia de Judeus no sul do país.


Os sefarditas são judeus que se estabeleceram na PI há muitos séculos, vindos do Médio Oriente. Depois, com as perseguições que tiveram início no final do século XV, abandonaram a PI e partiram para o Magrebe, Império Otomano, Países Baixos...

De acordo com a informação que circula por aí, a Daniela é de ascendência sefardita.

O Sul da PI tinha mais judeus, daí haver uma maior ascendência judaica nos habitantes de Lisboa, Alentejo e Algarve. Estamos a falar de um povo que veio para cá ainda nos tempos do Império Romano, antes da chegada dos árabes e dos berberes.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Mas isso significa que por exemplo eu tenho um clima subtropical:confused:. Esse sistema foi feito por quem?

O termo subtropical aparece em algumas classificações climáticas, tais como na de Glenn G. Trewartha e na de John F. Griffiths.

Para Glenn G. Trewartha as regiões subtropicais são aquelas que apresentam, pelo menos, 8 meses com temperatura média superior a 10ºC.
Já John F. Griffiths considera subtropical quando o mês mais frio apresenta um valor de temperatura média entre 6ºC e 18ºC.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
De acordo com a informação que circula por aí, a Daniela é de ascendência sefardita.

Sim. É Judia. A própria Avó dela mo disse. Não imaginam a peça que essa senhora é. ahah

De qq forma não acho isso relevante pois também ao Norte chegaram e, com os anos, de certeza que se cruzaram com imensas pessoas locais pelo que em termos genéticos podem ser mais Portugueses típicos do que Sefraditas.

No entanto é de facto interessante notar que, quaisquer sejam os motivos através dos tempos, há uma divisão cultural, climática e Geográfica entre N e S que fez com que houvessem influências de povos diferentes em cada uma dessas regiões.

Se não houvesse reconquista e repovoamento, aí sim seria visível flagrantemente uma região verdejante, húmida com tendência francamente Europeia e outra, abaixo desse sistema M.Estrela, com claras afinidades a um universo cultural diferente!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Como já disse aqui Belem alias a ciencia é que o diz... é que o provou... os portugueses estão geneticamente muito mais proximos dos irlandeses que propriamente dos Gregos ou siclianos italianos ou maltenses acho que ainda não percebeu isso e tem vindo a ignorar esse argumento...
o codigo genetico Nordico não tem nada a haver com o codigo genetico dos irlandeses por exemplo... acho que fazem ai umas confusões. eu não estou a mentir Belem isto é verdade é a ciencia comprove...com os seus olhos...

http://pt.wikipedia.org/wiki/M343

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Distribution_Haplogroup_R1b_Y-DNA.svg

O Sociometeo está distraído...
Eu não falei em genótipos, mas em fenótipos...
E usando essa teoria isso só provaria, o quanto o clima de Portugal continental conseguiu alterar os fenótipos...
Sabe o que é Evolução Convergente?
Acontece quando um ser adquire características semelhantes, em locais separados, por evoluir em condições semelhantes...
Assim se explica a semelhança física entre os Portugueses ( no geral...) e os outros povos da Europa do Sul...
Mas também pode ter havido cruzamentos de raças e aí partimos para outra teoria e assim sucessivamente...
O que é certo é que há muitos mais latinos em Portugal, no geral, que loiros de olhos azuis (ainda que possa subsistir uma ou outra pequena bolsa com predominância de loiros de olhos azuis, em algum recanto escondido do Minho, ( sobre a qual continuo pacientemente à espera de uma indicação da sua localização...)).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Continuou a perguntar qual é esse tronco mediterrânico pois o cabelo e olhos escuros não são exclusivos de uma "raça" mediterrânica.

Usar esse argumento não vale muito.

Acho também que, a continuar essa tendência na conversa, poderíamos voltar a colocá-la num enquandramento mais apto a este fórum..

Qual é esse tronco mediterrânico?
Fenotipicamente, são os Latinos...

_______

A inegável influência climática do Atlantico na parte Noroeste da península fez com que culturalmente e, mesmo históricamente, houvesse uma diferenciação do tipo de ocupação no território.

Lembremos-nos que esta parte da conversa surge de alguns membros não considerarem a influência do Atlantico no NO como sendo relevante..

Que membros são esses?
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
O Homem saiu de África, julga-se que à mais de 2 milhões de anos... Durante todo este tempo foi explorando novos territórios e à medida que surgiam as diferenciações os mais aptos sobreviviam e reproduziam-se... Durante mais de 2.000.000 de anos!!! E vocês andam a discutir diferenciações genéticas relacionadas com o clima de determinada região que aconteceram desde 1143, ano em que se fundou o país??

E é que mesmo sendo pouco tempo para que tal acontecesse o clima variou tanto neste intervalo que na realidade temos que falar de intervalos de 300/400 anos de clima estável...
Pensem que só neste últimos mil anos a Gronelândia que estava congelada descongelou, 500 anos depois voltou a congelar e o resto da europa teve um tratamento semelhante... enfim estamos completamente desfasados da escala a que essas diferenciações podem acontecer...

Voltem ao debate sobre a importância dessa fronteira climatológica que é o Sistema Sintra-Montejunto-Estrela que eu estava a apreciar bastante!;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O Homem saiu de África, julga-se que à mais de 2 milhões de anos... Durante todo este tempo foi explorando novos territórios e à medida que surgiam as diferenciações os mais aptos sobreviviam e reproduziam-se... Durante mais de 2.000.000 de anos!!! E vocês andam a discutir diferenciações genéticas relacionadas com o clima de determinada região que aconteceram desde 1143, ano em que se fundou o país??!;)


Antes de se fundar o país, não haviam já pessoas em Portugal?
Penso que até antes do Homem Moderno, já tinhamos aqui homens primitivos... A não ser que todos os portugueses nativos, fossem chacinados, estes teriam uma hipótese de se cruzar com povos ocupantes da P. Ibérica.
Mas essa questão foi lançado pelo Duero, não por mim, achei-a interessante e algo pertinente.
Se há tanto sangue celta em Portugal, como alguns dizem, porquê então, os portugueses, na sua maioria, são fenotipicamente latinos?

E é que mesmo sendo pouco tempo para que tal acontecesse o clima variou tanto neste intervalo que na realidade temos que falar de intervalos de 300/400 anos de clima estável...
Pensem que só neste últimos mil anos a Gronelândia que estava congelada descongelou, 500 anos depois voltou a congelar e o resto da europa teve um tratamento semelhante... enfim estamos completamente desfasados da escala a que essas diferenciações podem acontecer...!;)


Não falando de outros países, mas de Portugal, tirando a última Era Glaciar, não me lembro de mais nenhuma referência científica sobre esse tipo de eventos em Portugal.
Mas sei por exemplo, que a floresta primitiva mediterrânica da Arrábida, a última do mundo existente deste tipo :(, existe desde o Terciário.
E a laurissilva da Macaronésia, também é primitiva em algumas regiões, permanecendo assim intacta por vários milénios.
Alguma estabilidade climática foi necessária, pelo menos nestas regiões (tanto em alguns locais do continente como nas ilhas), para que isso acontecesse.


Voltem ao debate sobre a importância dessa fronteira climatológica que é o Sistema Sintra-Montejunto-Estrela que eu estava a apreciar bastante!;)

Concordo.