O que não existe em muitos países é gasolina de 100 octanas, essas sim premium. Por essa mentalidade Vince a Shell desistiu do mercado Português. Porque? Porque somos 3º Mundistas numa Europa de Primeiros.
Casos V-Power e Ultimate 100 da BP
A esmagadora maioria dos carros vêm afinados para 98 octanas, nos seus testes de potência e consumos mínimos é de 98octanas, só carros a gasolina a baixo de 1.4cc e potências a 80cavalos é que vêm nas 95octanas. Nesses vêm no manual de instruções que o mínimo é 91octanas (esses países da europa do leste que o Vince nos quer equiparar)
Todos os carros turbo a gasolina onde entram os TSFI da VW com 1.4 e os 1.6 do grupo PSA/Mini começam a falhar se utilizarem 95octanas. A falhar até parar por avaria mecânica.
As motas devido a sua rotação são poucas em que o mínimo é de 95octanas, sendo a esmagadora maioria com o alerta mínimo 98octanas, porque foram afinadas para 100-1 oct.
Quem quiser ter a ilusão que poupa pode deitar 95oct em muitos dos carros tendo a ilusão que poupam, ficam a conhecer que fazem menos quilómetros e irem mais vezes a bomba, só porque o Knock-Sensor irá ir ajustando a faísca da ignição para o ponto imediatamente anterior da detonação por compressão e não por ordem de ignição das velas.
Segundo 22 ao 29
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=_y6PS-2j2Ug&feature=related"]How a 4 Stroke Engine Works - YouTube[/ame]
Quanto a Madeira que eu saiba os descobrimentos é que trouxeram-nos para cá, prefiro ser repatriado do que humilhado, porque todas e qualquer tipo de trabalho é bem mais fácil por aí do que aqui, e se for a insulariedade que resulta não numa vida mais fácil que não foi pelo menos o que os Madeirenses sempre exigirão de uma vida com as mesma qualidade e as mesmas oportunidades.