Astrofotografia



jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
:surprise::surprise::surprise:
Fotos fantásticas!!!!!

Não queres fazer um workshop aqui para o pessoal do forum???:thumbsup:

Falta o tempo:hehe::D
Ainda tenho um longo caminho a percorrer até minimamente dominar a astrofotografia, mas se alguém no grupo quiser dar os primeiros passos neste campo e tem algumas dúvidas, tenho todo o gosto em responder a qualquer dúvida que possa surgir.
O pior na astrofotografia é o investimento inicial.:(
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ainda tenho um longo caminho a percorrer até minimamente dominar a astrofotografia, mas se alguém no grupo quiser dar os primeiros passos neste campo e tem algumas dúvidas, tenho todo o gosto em responder a qualquer dúvida que possa surgir.

Nem de proposito jpmartins ainda bem que te mostras disponivel :p eu ando cheio de duvidas acerca de como dar os meus primeiros passos na astronomia.

Que equipamento me aconselhas a adquirir como iniciante em tal ciência ?? :D:D preços normais não quero o Hubble.

Se me puderes esclarecer ficava-te agradecido :thumbsup:
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Quais são os objectivos:

- Observação visual ou fotografia?
- Céu Profundo (galáxias, nebulosas, etc.) ou planetas?

Mário pergunto isto, porque infelizmente é impossível um equipamento que seja bom em todas estas áreas.
Hoje em dia os preços até são bastante acessíveis, só se pretenderes fazer fotografia, aí sim o material sobe um pouco :).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quais são os objectivos:

- Observação visual ou fotografia?
- Céu Profundo (galáxias, nebulosas, etc.) ou planetas?

Mário pergunto isto, porque infelizmente é impossível um equipamento que seja bom em todas estas áreas.
Hoje em dia os preços até são bastante acessíveis, só se pretenderes fazer fotografia, aí sim o material sobe um pouco :).

Eu fotografia não tenciono pelo menos por agora porque ainda nem sei bem onde se localizam as estrelas.

Por aquilo que tenho lido para os iniciantes no mundo da astronomia deve-se começar por comprar uns binóculos e sim depois comprar um telescópio.

Eu quero observar essencialmente céu profundo galáxias planetas etc como tu disseste ;)
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Sim é essencial conheceres bem o céu nocturno antes de tentares encontrar qualquer tipo de objecto de céu profundo com telescópio. Sem dúvida que uns bons binóculos são uma óptima escolha para iniciação. Estes devem ser sem Zoom, quanto menos superfícies ópticas a luz tenha que atravessar melhor, para não haver percas. Tendo em conta a relação qualidade/preço a Olympus tem uns modelos interessantes, os 8x40 DPS I, 10X50 DPS I. Há um modelo da Celestron da série Skymaster 15x70 (+/-118€) que são mto jeitosos, necessitam já de um tripé fotográfico. São óptimos para a observação de enxames abertos como as Plêiades.
Quanto a telescópios, tem cuidado com os que são vendidos nas grandes superfícies comerciais, muitos deles nem dão para colimar a óptica :D.
Os mais acessíveis e com boa qualidade óptica são os reflectores, são uma boa escolha, o inconveniente é que deverás colimar a óptica frequentemente, para obteres a melhor performance do equipamento.
A segunda opção é os refractores. Dentro destes existem os acromáticos, que são os mais baratos, não são corrigidos quanto à aberração cromática, depois tens os semi-apocromático e os apocromáticos, com estes consegues excelentes imagens, mas o preço UPA UPA.:D
A terceira opção é os catadriópticos, que são a escolha de quem quer um equipamento com muita focal, um boa abertura, mas compactos. Pessoalmente não gosto mto da qualidade das imagens destes equipamentos, mas há quem não troque isto por nada.
A Celestron, Orion USA, SkyWatcher são marcas a ter em consideração pela qualidade e pelo óptimo preço que praticam.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Obrigadão pela explicação :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Eu desde inicio que ando a simpatizar com estes binóculos :p



Características do Vista 10x50:

Aplicações: Astronomia e observação terrestre
Ampliações: 10x
Abertura: 50mm
Campo de visão: 5.3º
Pupila de saída: 7.1mm
Prisma de porro: BAK-4
Distância interpupilar: 58-73mm
Adaptador para tripé
Ajustamento de dioptria
Peso: 816g
Acessórios: mala, correia de pescoço, tampas
Garantia: 20 anos

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=5158&fam1=2&fam2=33

Só gostava que me ajudasses numa ultima coisa se não for pedir muito :p qual é a visão que se tem com os binoculos será que poderias arranjar uma imagem e colocar aqui :p provavelmente o numero de obejctos que são visiveis a olho nu não tem mesmo nada a ver quando se colocam os binoculos ele devem triplicar...Não ??
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Sim vais conseguir observar mtos mais objectos, outros que são visíveis à vista desarmada, irás ver com melhor definição, contraste. Mas atenção que se tiveres numa zona com poluição luminosa é para esquecer, ficas imediatamente desiludido. Uma das zonas mais belas de se observar com binóculos é a zona do Cisne (visível no verão), esta constelação tem como fundo a Via Láctea. É incrível a diferença na observação sem e com binóculos.
Mário não penses que com binóculos irás ver galáxias, nebulosas com força. Estarás limitado a "meia-dúzia", aos objectos mais brilhantes (ex. M45,M42,M31). Com tripé terás uma pequena definição dos anéis de Saturno, das fases de Vénus, das luas de Júpiter (com o decorrer da noite verás como a posição delas varia), Marte não passará de um pontinho alaranjado, etc.
Fotografias são difícil de encontrar, o melhor é observares por uns binóculos de alguém que conheças, com a mesma abertura e ampliação (50x10).
Parece ser uma boa escolha, pessoalmente nunca observei por uns Vista.
No que for preciso diz :D estamos cá para isso;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Linda!! Parabéns :thumbsup:
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
viva sou lou:)co por astronomia e tenho em telescópio konus 500, já tentei fotografar planetas com uma webcam mas nao consigo e no caso da lua ela aparece a ultepassar o foco, sera que preciso de uma redução?
E já agora como posso fotografar o céu nocturno como é visto a olho nu? Se alguem puder ajudar agradecia!
 

RuiBranco

Cirrus
Registo
19 Fev 2009
Mensagens
35
Local
Seixal
Olá sou o Rui adoro astronomia e gostaria de partilhar algumas fotos tiradas por mim ;)
Pratico astro-fotografia á 4 meses e já estou a ter alguns resultados aceitaveis.
Já reparei que o jpmartins tem umas belíssimas fotos parabens :)