Dúvidas

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas, jonas_87.

O projecto "Jous nos Picos de Europa" http://foro.tiempo.com/proyecto-jous-en-picos-de-europa-t135556.0.html e bastantes "foreiros" recomendam este em particular: http://www.pce-instruments.com/espanol/default-det_95943.es.htm.

Os resultados, características e relação preço/qualidade deste produto (pelo que comentam) são excelentes, como poderás comprovar.

Este mesmo Data logger já registou temperaturas abaixo dos -30 ºC nos Picos de Europa.

Estou a pensar adquiri-lo na segunda fase de um projecto que tenho em mente e que gostaria de colocar em prática (1ª fase a começar em Novembro). Mais novidades em breve... :thumbsup:


Boas Cadito, parece-me bem esse data logger, por acaso já mandei vir aquele baratucho, mas pronto, vou ver como se comporta.:D

Em 2013, na faculdade, cheguei a trabalhar com uns muitos bons, da marca tinytag plus 2, precisão brutal, são é um pouco caros, mas também a qualidade paga-se.

Então vais instala-lo num sitio especificio e fazer registos? Isso é bem interessante.
Por acaso este que vou arranjar tambem será para esse fim, no meu caso, será mais para registar o ritmo de arrefecimento nocturno em alguns locais.
 
  • Gosto
Reactions: Cadito


Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
possuía algum logótipo, podem existir 1001 razões para la estar, como para registar as normais climáticas para futuros estudos de impacte ambiental isso é muito comum e então não estariam abertas ao publico por serem propriedade privada,
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Uma pergunta alguem me sabe responder porque motivo o por do sol e o nascer do sol no deserto é branco, estive em marrocos e dei conta que tanto o nascer como o por do sol eram branco azulado

Não sei qual é a explicação, tem com certeza a ver com a secura do ar, mas por vezes também se observam na nossa região, já observei principalmente no Algarve. Nunca pensei que pudesse ser específico dos desertos (e não é) até porque se observam de todas as cores em qualquer deserto.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Uma pergunta alguem me sabe responder porque motivo o por do sol e o nascer do sol no deserto é branco, estive em marrocos e dei conta que tanto o nascer como o por do sol eram branco azulado

Talvez a difração da luz refletida no horizonte provoque esse efeito. O mesmo que provoca as miragens, num dia quente de verão, o alcatrão da estrada, ao longe, parece molhado, podendo até refletir a imagem no local.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Uma pergunta alguem me sabe responder porque motivo o por do sol e o nascer do sol no deserto é branco, estive em marrocos e dei conta que tanto o nascer como o por do sol eram branco azulado

Por incrivel que pareça, o Sol é uma estrela Branca, parece amarela devido á nossa própria atmosfera, a razão porque possa ter uma aparência diferente noutros pontos do planeta, provavelmente será a própria atmosfera. Sendo esta mais pura no deserto, provavelmente a interferência no espectro de luz aparente do sol (que aqui na terra normalmente é amarela, parecendo avermelhado ao por e nascer do sol) será menor.

Mas não serei óbviamente a melhor pessoa para explicar, na realidade não sei sequer se será essa a razão.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde:). Estava para aqui a pensar na formação do granizo a propósito do possível evento convectivo deste fim de semana. Eu sei que o granizo está precisamente ligado às circulações de ar convectivas e às sucessivas entradas das partículas de humidade em camadas de ar mais frio e outras mais quentes, mas como é que se pode prever a formação de granizo através dos modelos meteorológicos?

E a propósito de questões gostaria de tentar perceber o que se pode prever ou que conclusões se podem tirar do movimento do Jet Stream.

Obrigado pela atenção:)
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Por incrivel que pareça, o Sol é uma estrela Branca, parece amarela devido á nossa própria atmosfera, a razão porque possa ter uma aparência diferente noutros pontos do planeta, provavelmente será a própria atmosfera. Sendo esta mais pura no deserto, provavelmente a interferência no espectro de luz aparente do sol (que aqui na terra normalmente é amarela, parecendo avermelhado ao por e nascer do sol) será menor.

Mas não serei óbviamente a melhor pessoa para explicar, na realidade não sei sequer se será essa a razão.


Na verdade é mais branco-amarelado, mas se vissem é incrível, pois não muda como cá,
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Boa tarde:). Estava para aqui a pensar na formação do granizo a propósito do possível evento convectivo deste fim de semana. Eu sei que o granizo está precisamente ligado às circulações de ar convectivas e às sucessivas entradas das partículas de humidade em camadas de ar mais frio e outras mais quentes, mas como é que se pode prever a formação de granizo através dos modelos meteorológicos?

E a propósito de questões gostaria de tentar perceber o que se pode prever ou que conclusões se podem tirar do movimento do Jet Stream.

Obrigado pela atenção:)

Não podes, pois algumas trovoadas só dão chuva grossa, uma trovoada é imprevisível,
A corrente de jacto é o resultado do contacto entre o ar quente e o ar polar, e serpenteia a terra de oeste para leste e influencia todo o clima, tanto pode destruir tempestades ou intensifica-las, tem um papel muito importante nos tornados dos usa
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Não pode, não é bem assim... Há campos meteorológicos que ajudam a prever a probabilidade de ocorrer granizo em células de convecção. Alguns são complexos, mas são uma ajuda preciosa, sem certezas claro, mas óptimos indicadores. Se vires previsões do Estofex e o tutorial dos seus mapas, com alguma paciência podes ver alguns campos e parâmetros directamente calculados das saídas dos modelos que ajudam a fazer previsões para granizo.

Em relação ao segundo assunto, também é complexo. De forma o mais resumida possível, de facto essa fronteira entre ar polar e tropical é a região preferencial de ocorrência de sistemas frontais. Portanto acima de tudo, saber onde está o jetstream é saber o storm track. De qualquer forma há muito mais complexidade, a começar pela curvatura do próprio jacto, que em diferentes regiões pode intensificar ou atenuar os sistemas e frentes. Se procurares o Google alguma coisa sobre entrada e saída do jacto e vorticidade podes tentar compreender alguns desses conceitos.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
http://www.lightningwizard.com/maps/ConvectiveWeatherMaps.pdf

O link com a informação que referia ontem do guia dos mapas do Lightning Wizard, relativamente ao assunto do granizo.
Naturalmente, os vários campos com diferentes cálculos de CAPE serão sempre dos primeiros a ser vistos. Claro que CAPE elevado sozinho sem humidade e outros factores não servirá de nada, mas em boas condições, quanto maior o CAPE maior a chance de granizo, e de maiores dimensões, pois a formação de granizo está diretamente relacionada com a velocidade das correntes ascendentes, e logo ao CAPE. Também os campos de velocidade vertical podem ser um bom auxiliar.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite. Hoje venho a este tópico com o intuito de esclarecer melhor a formação de tornados. Antes de recorrer aqui, andei como sempre a vaguear pela internet, contudo as informações são um pouco desconexas não explicam muito bem como é que determinados fenómenos acontecem.

-A presença obrigatória da interação de uma frente quente com uma frente fria deve-se à intensificação da convecção na nuvem cumulo-nimbus, certo?

-Porque motivo se fala no rompimento da frente fria por parte da frente quente? Isso serve também para intensificar a convecção?

-Que cisalhamento de ventos se fala para que ocorra um tornado, a que se deve este cisalhamento?

-Se o cisalhamento se dá em planos paralelos como é que isso pode criar rotação?


-Como é que a rotação num plano horizontal consegue passar a um plano vertical? Isto é como é que o tornado assume a posição vertical? (li que era devido à chuva e ao granizo mas isso é suficiente?)

Estas são algumas perguntas que eu tenho acerca da formação de tornados, sei que é um tema muito abordado e muito conhecido pelo que até senti alguma vergonha do aqui vir expor, mas como qualquer um eu não nasci ensinado...
Obrigado pela atenção, ficarei a aguardar uma resposta mais concisa a respeito desta temática.