E se alguém for deficiente ou doente, deverá o estado e os contribuintes partilhar a riqueza com essas pessoas que também nada fazem? E se alguém for desempregado sem ser preguiçoso? E se alguém tiver tido um breakdown nervoso?
Eu claro que acho que todos devemos contribuir na sociedade - há gente preguiçosa que não merece - mas há outra gente que não pode por incapacitação. O que achas disso?
Algum estado social é necessário.
Uma sociedade do cada um por si parece-me também um outro extremo, muito egoísta. Obviamente muitos jovens, que não são tão dotados ou extrovertidos, vão ficar no desemprego. O resultado será uma sociedade não só desigual mas violenta.
Claro que houve muitos abusos e falta de responsabilidade em Portugal, eu refiro o que é preciso mudar. Não acho que se deva extinguir o subsídio de desemprego. Quem recebe o subsídio de desemprego deverá é sim ser fiscalizado, e trabalhar. Por exemplo, a limpar ruas.
Se acabarmos com o Estado, coisas como o sistema de saúde, muita gente não poderá ser tratada. Não, não é a solução. É preciso é ser mais eficiente no sistema de saúde público. É preciso fiscalizar mais. Mas não privatizar ou acabar com esses serviços. É preciso é fiscalização rigorosa nos orçamentos.
Claro que o outro problema em Portugal (e é por esse motivo que nem a esquerda nem a direita nem o centro conseguem governar, por melhores intenções que tenham) é que há muita corrupção, abusos, cunhas. Essas cultura destrói qualquer sistema, seja baseado na economia de mercado, seja no estado social. Eu sou a favor de ambos os sistemas, coexistindo, é preciso bom senso e é preciso responsabilidade. Algo que funciona em poucos países (aqueles com melhor qualidade de vida e mais felicidade do povo)
Depois de resolvidos os problemas, numa sociedade mais desigual, em que aqueles que procuraram o trabalho e a riqueza activamente, que enriqueceram pela sua labuta, vão ter de partilhar o que tem com aqueles que nada fazem, que nada merecem, que se queixam pelo outro ter tudo e eles nada (mas nada fazem para o ter)...isso é o futuro!
Sim, belo futuro. É nessa altura que surge a esquerda triunfalista e dá cabo de tudo! Sim, como o fez antes e o fará no futuro. O estado social é já ali, ao alcance do poder e ao alcance dos que pretendem o dinheiro desses "déspotas" dos patrões e desses abusadores dos trabalhadores por contra de outrém que enriquecem com o dinheiro do tal patronato que não interessa a ninguém...
O filme voltará a rebobinar sem dúvida. A próxima sequela será daqui a 10 anos...