Seguimento - Dezembro 2006



LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Por aqui tudo calmo, estou com uma temperatura amena (12.6ºC, máxima do dia até agora) depois de uma mínima bem fresquinha de -1.3ºC. Parece-me que a próxima noite já vai ser menos fria, pelo menos por aqui.

Feliz Natal a todos ;) :amigos:

10.8 e é a maxima até ao momento.A todos um feliz Natal e que o novo ano nos traga muito frio
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas pessoal... por aki tenho agora 10,8ºc.
A mínima hoje foi de 4,1ºc e a máxima de 13,6ºc...
Um santo e feliz natal a todos, k vos traga tudo de bom e acima de tudo muito friooooooooooooooo...:D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Em minha casa tive uma mínima de -1,7ºC (-4,0ºC na estação) e máxima de 7,7ºC. Neste momento tenho 4,4ºC e 51% hr...

Não acho que estejamos em nenhuma vaga de frio, estamos com temperaturas um pouco abaixo do normal mas ainda assim normais em situações anticiclonicas e este é o período de menor insolação solar do ano, o que conta muito. É só olhar para as temperatuas a 850hPa:

(interessante, +5ºC no nordeste da Islândia...)

Isto é normal, anormal foi o inicio do mês e todo o outono! O dia que nos chegar uma onda de frio como a de março de 2005 como lhe vamos chamar, o inicio de uma era glaciar?... :rolleyes:

Bom natal e cuidado com as lareiras! :D
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Em minha casa tive uma mínima de -1,7ºC (-4,0ºC na estação) e máxima de 7,7ºC. Neste momento tenho 4,4ºC e 51% hr...

Não acho que estejamos em nenhuma vaga de frio, estamos com temperaturas um pouco abaixo do normal mas ainda assim normais em situações anticiclonicas e este é o período de menor insolação solar do ano, o que conta muito. É só olhar para as temperatuas a 850hPa:

(interessante, +5ºC no nordeste da Islândia...)

Isto é normal, anormal foi o inicio do mês e todo o outono! O dia que nos chegar uma onda de frio como a de março de 2005 como lhe vamos chamar, o inicio de uma era glaciar?... :rolleyes:

Bom natal e cuidado com as lareiras! :D

Engraçado que em Agosto e Julho com as mesmas situações, mas aí já falamos, pois claro, de ondas de calor, na altura tb com um A e no periodo de maior insolação. Por vezes temos 2 pesos e 2 medidas, ou não será?

Recordo este link http://www.cpc.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/weur_30temp.shtml

Dá para termos uma ideia com dados concretos e verdadeiros do que se tem passado em termos de temperatura.:p

Vamos nos cingir a dados reaise não a falsas percepções, se dizemos que o Outono foi fora do normal, temos de dizer que este mês de Dezembro tb o está a ser no o outro sentido:thumbsup:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Vejam só o aspecto daquela depressão no Atlântico norte traduzindo o mapa anterior:

SDDI-20061224-1500-BNW-08-IR_108-00-800.jpg


Dá-lhes com a lua...aquela barreira perto da Madeira....quando entrar...
...Belo ano que aí vem...2007 que venha até nós....:cold: :rain: :rain: :cold:
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Acho k a noite por aki já vai ser menos fresca... tenho agora 9,8ºc mas a descer muito devagar...
Será k algumdia teremos uma vaga de frio a sério ??
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Em minha casa tive uma mínima de -1,7ºC (-4,0ºC na estação) e máxima de 7,7ºC. Neste momento tenho 4,4ºC e 51% hr...

Não acho que estejamos em nenhuma vaga de frio, estamos com temperaturas um pouco abaixo do normal mas ainda assim normais em situações anticiclonicas e este é o período de menor insolação solar do ano, o que conta muito. É só olhar para as temperatuas a 850hPa:

Bom natal e cuidado com as lareiras! :D

Fil qual é a diferença da tua casa pro sitio onde tens a estação ??
Fica longe? pra teres uma diferença tão grande na temperatura minima...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem pessoal, despeço-me com 1.2ºC.

Até amanhã e Bom Natal :thumbsup:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Fil qual é a diferença da tua casa pro sitio onde tens a estação ??
Fica longe? pra teres uma diferença tão grande na temperatura minima...

A diferença está no relevo, o meu bairro fica numa encosta bastante acentuada e em condições anticiclonicas o ar frio desce para baixo e acumula no fundo do vale. Lá no fundo da encosta (onde fica o Instituto Politécnico) a temperatura deve ter chegado hoje aos -6ºC ou até menos (suposição minha), pelo menos quando passo lá de carro a diferença é brutal em relação a minha casa. A estação do IM está num local mais baixo mas mesmo assim não muito apropriado para mínimas baixas porque está no topo de um monte.

Para compensar, as máximas e as médias mensais em minha casa são sempre mais baixas :cool:

Agora 2,2ºC, 60% hr e 1060 hPa.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Eu por aki estou agora com 8,6...
Andei a ver umas estações da TFA e tenho uma duvida.
Fil conheces alguma estação em k o sensor da temperatura mesmo estando ao sol dêum valor real tal como se estivessena sombra ? Eu estou a pensar comprar uma estação a sério. A k tenho é da TFA mas é simples...
Vou ficar por aki até por volta da 1h00, kem kiser e puder ir transmitindo os valores, já sabem...:)
Bom natal a todos.